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DESTAQUES DA SEMANA

ATENÇÃO:

JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA IMPRESSÃO O CERTIFICADO DO 6o. CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SERRANA.

PROFESSORES QUE PARTICIPARAM, ACESSOEM O LINK ABAIXO E COM SEU CPF E DATA DE NASCIMENTO FAÇAM O LOGIN E IMPRIMAM SEU CERTIFICADO.

http://www.seml.com.br/login_boleto.php


Notas IDEB 2009


Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no Ideb. 
O índice permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, com dados por escolas, municípios e estados, além de identificar quem são os que mais precisam de investimentos e cobrar resultados. A Prova Brasil e o SAEB são aplicados a cada dois anos. A coleta e compilação dos dados demora cerca de um ano. Quando o IDEB foi criado, foram utilizados os dados de 2005, divulgados em 2006. Em 2008, saíram os resultados de 2007. Em 2010, foram divulgados os resultados de 2009.
Para os pais, o Ideb é uma excelente ferramenta para orientar a escolha de qual escola matricular seus filhos e também para estimulá-los a cobrar, dos governantes e dos diretores das instituições, melhorias. Aos responsáveis pelas escolas, o índice aponta bons exemplos que merecem ser seguidos (colégios que precisam se aperfeiçoar podem pesquisar boas iniciativas em seus vizinhos mais bem colocados no ranking). Além de instrumento de análise, o Ideb é também um sistema de metas. As metas são estipuladas de acordo com o patamar atual de cada instituição, mas todas devem melhorar seus índices. O Ideb ainda ajuda prefeitos e governadores a radiografar quais são as escolas problemáticas e promissoras de sua rede.
Os resultados mais recentes apontam a média de 4,6 para as séries iniciais do Ensino Fundamental, 4,0 para as últimas séries do Ensino Fundamental e 3,6 para o Ensino Médio. Em 2005, as médias eram mais baixas: 3,8; 3,5 e 3,4, respectivamente. Em 2007, elas cresceram para 4,2, 3,8 e 3,5. Nos últimos quatro anos, os números cresceram em todas as etapas do ensino. Tanto que, no geral, os objetivos previstos para 2009 foram atingidos antes da hora. Apesar disso, os números ainda são muito inferiores aos dos países desenvolvidos, que apresentam média 6,0. O objetivo é alcançar essa marca até 2021.
Estados e municípios devem usar os resultados do índice como parâmetro para orientar a melhoraria do ensino em sua rede. Uma análise das instituições campeãs do ranking mostra que medidas simples trazem resultado. O que essas escolas têm de diferente, no geral, é seu empenho em ensinar, ou seja, o compromisso de cada educador com seus alunos. Traduzindo em exemplos: nesses colégios mais bem colocados, a média de permanência do diretor no cargo é de no mínimo três anos, contra a média nacional de doze meses. Outro: neles lê-se pelo menos quatro livros por semestre, enquanto a maior parte das escolas brasileiras não faz exigência de leitura. A porcentagem de professores com curso superior completo também é maior nos endereços mais próximos da excelência (92% contra a média nacional de 68%).


Ensino Fundamental Regular - Séries Iniciais (Até a 4ª série) 


Taxa de Aprovação, Prova Brasil, IDEB e Projeções por Escola
2005, 2007 e 2009



2005 2007 2009
EB MUN PEDRO ALVARES CABRAL 4,58 4,35 5,02
EB MUN MARECHAL RONDON 4,61 5,70 5,69
EEB ELZA DEEKE 4,51 5,07 5,47
EEB AGAR ALVES NUNES 3,89 3,82 4,44
EEB NS DE FATIMA - - 4,12
EEB FAZENDA OLINKRAFT - 4,27 3,79
EB CATARINA FUHRMANN - - 5,05



 
Ensino Fundamental Regular - Séries Finais (5ª a 8ª série) 


Taxa de Aprovação, Prova Brasil, IDEB e Projeções por Escola
2005, 2007 e 2009



2005 2007 2009
EB MUN PEDRO ALVARES CABRAL - 4,12 5,02
EB MUN MARECHAL RONDON 4,99 4,68 5,69
EEB ELZA DEEKE 4,30 4,64 5,47
EEB AGAR ALVES NUNES - 4,11 4,44
EEB NS DE FATIMA - 4,04 4,12
EEB FAZENDA OLINKRAFT - 4,14 3,79
 
Ensino Fundamental Regular - Séries Iniciais (Até a 4ª série) 
Taxa de Aprovação, Prova Brasil, IDEB e Projeções por Município e Rede
2005, 2007 e 2009






2005 2007 2009
ESTADUAL 4,23 4,43 4,66
MUNICIPAL 4,59 5,00 5,26
PÚBLICA 4,44 4,71 5,00

Ensino Fundamental Regular - Séries Finais (5ª a 8ª série) 
Taxa de Aprovação, Prova Brasil, IDEB e Projeções por Município e Rede
2005, 2007 e 2009






2005 2007 2009
ESTADUAL 4,30 4,36 4,48
MUNICIPAL 4,99 4,31 4,60
PÚBLICA 4,57 4,34 4,56


Maiores Informações:
http://educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola/
http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/ideb-299357.shtml

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