A Educação Inclusiva, fundamentada em princípios filosóficos, políticos e legais dos direitos humanos, compreende a mudança de concepção pedagógica, de formação docente e de gestão educacional para efetivação do direito de todos à educação.
Nesse contexto a implantação das salas de recursos multifuncionais MEC/SEESP, para institucionalizar o AEE – Atendimento Educacional Especializado, tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
O município já recebeu a maioria dos materiais que compõem estas salas que serão implantadas em duas escolas: EBM Pedro Álvares Cabral e EBM Catarina Furhrmann, os espaços estão prontos (contrapartida do município) e sendo montados os mobiliários para que em breve as salas possam estar em funcionamento.
É um espaço organizado com materiais pedagógicos e com um profissional capacitado para o atendimento às necessidades especiais dos alunos, favorecendo suporte necessário de acesso ao conhecimento.
As atribuições do profissional no AEE:
v Elaborar, executar e avaliar o Plano AEE do aluno, contemplando: a identificação das habilidades e necessidades educacionais específicas dos alunos, produção de materiais pedagógicos acessíveis, levando em conta os desafios que estes vivenciam no ensino comum, a partir dos objetivos e das atividades propostas no currículo;
v Estabelecer a articulação com os professores da sala de aula comum e com demais profissionais da escola;
v Orientar os demais professores e as famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno de forma a ampliar suas habilidades, promovendo sua autonomia e participação na sociedade;
v Desenvolver atividades próprias do AEE: como ensino da LIBRAS e Língua Portuguesa para alunos com surdez; ensino do sistema Braille, do uso do soroban e das técnicas para a orientação e mobilidade para alunos cegos; ensino da informática acessível; ensino de atividades de vida autônoma e social; orientação de atividades enriquecimento curricular para as altas habilidades/superdotação.
Os educandos que freqüentam estas salas são:
v Alunos com deficiências: aqueles que tem impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial;
v Alunos com transtornos Globais do Desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Ret, transtorno desinterativo da infância (psicose) e transtornos invasivos sem outras especificações;
v Alunos com Altas Habilidades/Superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com áreas de conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
Todos precisam ter um laudo diagnosticado por uma equipe multidisciplinar, sendo que a freqüência desses alunos é no contraturno na escola onde estudam ou outra escola que ofertar este atendimento, de uma a duas vezes por semana com a duração de 1 hora.
Texto: Cristiani Zimermann - Coordenadora Pedagógica de Educação Especial
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