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DESTAQUES DA SEMANA

ATENÇÃO:

JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA IMPRESSÃO O CERTIFICADO DO 6o. CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SERRANA.

PROFESSORES QUE PARTICIPARAM, ACESSOEM O LINK ABAIXO E COM SEU CPF E DATA DE NASCIMENTO FAÇAM O LOGIN E IMPRIMAM SEU CERTIFICADO.

http://www.seml.com.br/login_boleto.php


Salas de Recursos Multifuncionais:




A Educação Inclusiva, fundamentada em princípios filosóficos, políticos e legais dos direitos humanos, compreende a mudança de concepção pedagógica, de formação docente e de gestão educacional para efetivação do direito de todos à educação.
Nesse contexto a implantação das salas de recursos multifuncionais MEC/SEESP, para institucionalizar o AEE – Atendimento Educacional Especializado,  tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
O município já recebeu a maioria dos materiais que compõem estas salas que serão implantadas em duas escolas: EBM Pedro Álvares Cabral e EBM Catarina Furhrmann, os espaços estão prontos (contrapartida do município) e sendo montados os mobiliários para que em breve as salas possam estar em funcionamento.
É um espaço organizado com materiais pedagógicos e com um profissional capacitado para o atendimento às necessidades especiais dos alunos, favorecendo suporte necessário de acesso ao conhecimento.

As atribuições do profissional no AEE:

v    Elaborar, executar e avaliar o Plano AEE do aluno, contemplando: a identificação das habilidades e necessidades educacionais específicas dos alunos, produção de materiais pedagógicos acessíveis, levando em conta os desafios que estes vivenciam no ensino comum, a partir dos objetivos e das atividades propostas no currículo;
v    Estabelecer a articulação com os professores da sala de aula comum e com demais profissionais da escola;
v    Orientar os demais professores e as famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno de forma a ampliar suas habilidades, promovendo sua autonomia e participação na sociedade;
v    Desenvolver atividades próprias do AEE: como ensino da LIBRAS  e Língua Portuguesa para alunos com surdez; ensino do sistema Braille, do uso do soroban e das técnicas para a orientação e mobilidade para alunos cegos; ensino da informática acessível; ensino de atividades de vida autônoma e social; orientação de atividades enriquecimento curricular para as altas habilidades/superdotação.

Os educandos que freqüentam estas salas são:

v    Alunos com deficiências: aqueles que tem impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial;
v    Alunos com transtornos Globais do Desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Ret, transtorno desinterativo da infância (psicose) e transtornos invasivos sem outras especificações;
v    Alunos com  Altas Habilidades/Superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com áreas de conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

Todos precisam ter um laudo diagnosticado por uma equipe multidisciplinar, sendo que a freqüência desses alunos é no contraturno na escola onde estudam ou outra escola que ofertar este atendimento, de uma a duas vezes por semana com a duração de 1 hora.


Texto: Cristiani Zimermann  - Coordenadora Pedagógica de Educação Especial



 

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